top of page
jequitiba-fazenda-sertaozinho.jpg
Curiosidades
06
dias
ROTA DO CAFÉ – MG
SÃO LOURENÇO / SOLEDADE DE MINAS / CARMO DE MINAS

19/06 a 24/06/2024

Curiosidades sobre a Rota do Café em Minas Gerais

A Rota do Café Especial é certamente uma das grandes atrações do Sul de Minas. É uma viagem inesquecível pela região montanhosa de Carmo de Minas e São Lourenço. Os passeios envolvem diversas paradas por fazendas centenárias, histórias, cultura e sobretudo, muitos goles de cafés de altíssima qualidade acompanhados com o autêntico pão de queijo mineiro. Afinal, uma das fazendas da microrregião obteve até hoje a melhor nota na competição que avalia os melhores cafés de mundo.

Localização da Rota do Café 

A Rota do Café Especial engloba as cidades de Carmo de Minas e São Lourenço, localizadas na Serra da Mantiqueira, ao sul de Minas Gerais. Além de abrigar as fazendas que produzem o melhor café do País, a região também é reconhecida pelo Circuito das Águas, famoso pelo poder medicinal de suas fontes. Portanto, além dos cafés especiais, as duas cidades (separadas por apenas 12 km de distância) tem muitos atrativos que certamente valem a pena conhecer.

Carmo de Minas

Nossa primeira parada pela Rota do Café Especial se iniciou na cidade de Carmo de Minas, onde está a sede da premiada Fazenda IP. A cidade tem pouco mais de 13 mil habitantes e está a 1200 m de altitude, o que confere noites frias com temperatura em torno de 10 graus durante o mês de junho. O clima tropical de altitude e o solo fértil são alguns dos fatores que fazem do município mineiro campeão na produção de cafés de origem, com características únicas e raras e, sobretudo, com altíssima qualidade. Certamente um dos melhores e mais complexos do mundo.

O melhor café do mundo

Hoje o café centenário produzido no local é certamente intocável. A complexidade da bebida deu o título de melhor café do mundo a Fazenda IP. De acordo com os proprietários, são produzidos cerca de 35 sacos de café por hectare. Os melhores grãos de café arábica da variedade Bourbon são destinados a Nespresso, enviados para as fábricas que ficam todas na Suíça e tratados de maneira individual para garantir a mais alta qualidade. Por sinal, a companhia suíça NESPRESSO realiza um trabalho direto com cerca de 100 mil produtores no mundo todo. No Brasil são cerca de 1.200 produtores, figurando como o mais importante mercado fornecedor para a empresa. Para ser fornecedor da companhia são exigidas duas condições essenciais: produzir de maneira sustentável e com alta qualidade.

bottom of page