top of page
Grecia1.jpg
Curiosidades
15
dias
AS PÉROLAS DA GRÉCIA & TURQUIA
Atenas / Mykonos / Santorini / Istambul / Ankara / Capadócia

18/08 A 31/08/2024

10 curiosidades sobre a GRÉCIA!

1. Comidinhas gregas
Os gregos valorizam os petiscos (também conhecidos como meze), junto com alguns drinks. É bastante comum ver em restaurantes essa seleção de a
cepipes tradicionalmente servidos com ouzo, uma bebida alcoolica feita à base da anis. Após as refeições, frequentemente somos servidos de pequenas fatias de Portokalopita, uma torta de laranja  deliciosa.

2. As famosas ilhas gregas
O litoral grego é recheado de ilhas. São cerca de 6.000 ilhas e ilhotas espalhadas através dos mares Egeu e Jônico, mas essa não é a maior das curiosidades da Grécia: apenas 227 são habitadas. As mais famosas fazem parte das Cíclades, dentre elas Mykonos, Ios e Santorini.

3. Olho grego…ou turco?
Até os dias de hoje existe uma batalha cultural relacionada à quem pertence a origem do conhecido olho azul – se é da Turquia ou da Grécia. Tanto que muitas pessoas somente o chamam de Olho do Oriente. O adorno é um talismã contra a inveja e o mau-olhado, e também é conhecido como um símbolo da sorte, contra energias negativas.

4. Atenas, a verdadeira cidade eterna
A capital do país, Atenas, é a maior cidade da Grécia e uma das poucas cidades antigas do mundo ainda habitadas. Ela foi fundada há 6 mil anos e desde então sempre foi o centro político e econômico do país.

5. Amor pelo azeite
O país é o maior consumidor per capita de azeite do mundo, consumindo 21 quilos por ano. É muito comum ver em restaurantes vidros e mais vidros de azeite, e eles combinam com praticamente todas as comidas servidas. Em um ano, são produzidas na Grécia 2,5 milhões de toneladas de azeitonas.

6. O alimento mais básico também é um dos mais importantes
O pão é considerado para os gregos como um dom de Deus, então não é raro você encontrar pessoas mais velhas fazendo o sinal da cruz antes de cortar para abençoá-lo.

7. Um povo pacífico
A fim de evitar uma briga, os gregos têm um costume um pouco diferente. Quando duas pessoas dizem a mesma coisa ao mesmo tempo, imediatamente dizem “piase kókino” um para o outro e ambos têm que tocar em algo vermelho que tenha em volta –  e pronto, a briga está terminada!

8. O amor e a maçã
Na Grécia Antiga, os apaixonados tinham o hábito de arremessar maçãs em seus interesses românticos como forma de declarar seu amor. Existem até quadros renascentistas que retratam cenas como essa!

9. Os primeiros astrônomos
Na lista de curiosidades da Grécia  também temos o fato de que a teoria de que os planetas do sistema solar giram ao redor do Sol foi proposta pela primeira vez no século 3 a.C. por um matemático e astrônomo grego chamado Aristarco de Samos.

10. A famosa cor azul
Quase a terminar a lista de curiosidades sobre a Grécia falamos da famosa cor azul. Muitas estruturas gregas, como móveis, janelas, portas e cúpulas de igrejas são pintadas de azul-turquesa, especialmente nas ilhas Cíclades. Essa cor é usada por causa de uma antiga crença de que esse tom de azul mantém o mal afastado. Eles chamaram a cor kyanos, que deu origem às palavras “ciano” e “cianeto”.

10 curiosidades sobre a TURQUIA que você precisa conhecer!

1 – Elinize saglik 
Se você for convidado para jantar na casa de algum turco, manifeste a sua gratidão para quem preparou a comida dizendo para ele ou ela “elinize saglik’, que embora a tradução seja”saúde para suas mãos”, significa gratidão e alegria pelo jantar tão deliciosa. 

2 – O pão é protagonista na mesa!
O pão é um alimento sagrado para os turcos e não pode faltar na mesa. Sendo assim, se você chamar algum turco para compartilhar a refeição, não se esqueça de incluir os pães. 

3 – Generosidade com os vizinhos 
Os turcos gostam de manter boas relações e geralmente quando fazem pratos saborosos ou doces especiais mandam um prato muito bem feito para os vizinhos. Depois os vizinhos que receberam a refeição devolvem o prato com outro tipo de comida. 

4 – O chá-preto 
Os turcos amam chás e o chá-preto é o mais consumido do país. As folhas desse chá são cultivadas na região do Mar Negro e a bebida é servida com açúcar em um copo especial para chás. Os turcos apreciam tanto beber chá-preto, que é raro ficarem muitos dias sem tomar a bebida, tomam frequentemente de um a dois copinhos por dia.

5 – A visita entra, mas os calçados ficam do lado de fora! 
Por respeito é comum retirar os sapatos para entrar na residência dos indivíduos, geralmente os donos do lar deixam calçados específicos para que os visitantes coloquem nos pés e entrem na casa. 

6 – Não entregam a faca diretamente na mão de uma pessoa e não recebem 
Eles não dão e não recebem faca da mão de ninguém, pois acreditam na superstição que esse ato pode gerar briga futuramente. Então se precisar entregar alguma faca para um turco, coloque-a sobre algum lugar e avise para a pessoa pegar. Jamais entregue diretamente na mão do indivíduo, do contrário a pessoa pode entender que você quer desfazer-se da amizade. 

7 – Salada no café da manhã 
Aqui no Brasil, no café da manhã temos o costume de tomar café com pão, com leite achocolatado, omelete, tapioca, cuscuz…, mas salada não é uma tradição nossa. Na Turquia usualmente as pessoas incluem a salada no café da manhã como pepino, alface, tomate e assim por diante. 

8 – Hamam, o famoso banho turco 
Conhecidos como “hamam”, os clássicos banhos turcos funcionam de forma ritualística e após o banho os indivíduos se sentem purificados e até mais leves. Esse banho é usualmente tomado no spa, casas de massagens entre outros tipos de ambientes semelhantes a uma sauna. 

9 – Banho todos os dias? Nãooooooo!!!
Alguns turcos não se banham diariamente porque acreditam que faz mal a saúde, outros pulam alguns dias para economizar água ou tomam banho super rapidinho. Aqui no Brasil, temos o costume de tomar banho diariamente, tem pessoas que chegam a se banhar até três vezes por dia no verão e isso para os turcos é um exagero. 

10 – Vou comer! 
Na Turquia, quando os turcos avistam algo belo em alguém ou acham a pessoa toda bonita, fofinha, costumam falar assim na língua deles:
– Que olhinhos bonitinhos, vou comer eles! 
Se alguém falar isso aqui no Brasil, é perigoso ter problemas com a justiça, mas lá é super normal. 

bottom of page