14
dias
ANDALUZIA & MARROCOS
04 a 17/06/2025
Curiosidades sobre a Andaluzia:
A Andaluzia é uma região da Espanha. Na realidade, ela é considerada uma comunidade autônoma, a segunda maior do país em extensão territorial (87.268 km²) e a mais populosa, com quase 8,5 milhões de habitantes.
A profunda ligação existente entre a região de Andaluzia, na Espanha, e as culturas árabe e islâmica é um vestígio histórico de como esta parte do país se desenvolveu. Por quase oito séculos, a região foi povoada pelos mouros (árabes), que invadiram a Península Ibérica no ano 711, antes habitada por romanos, gregos e fenícios. O domínio árabe representou um período de prosperidade e as marcas desse poder ficaram presentes nas mesquitas, na arquitetura de palácios e fortalezas, em temperos utilizados na gastronomia local e na incorporação de palavras ao vocabulário espanhol.
A partir do século XI, os Reis Católicos começaram a assumir o poder das cidades após o enfraquecimento dos califados. O último reduto da resistência árabe é Granada, conquistada em 1492. Por sinal, esta é uma das cidades mais espetaculares para ver no passeio por Andaluzia.
Curiosidades sobre o Marrocos:
1 – As diferentes paisagens do Marrocos
O Marrocos é um país de contrastes! Você verá o deserto do Sahara com dromedários e dunas e do outro lado cidades muito coloridas como Marrakesh onde a cor oficial é vermelho e Chefchaouen, a famosa cidade azul! Todas as paredes da medina foram pintadas de azul para simbolizar o céu. Outro constraste que ninguém imagina até visitar o Marrocos é a cordilheira de montanhas gigantes com mais de 3 mil metros de altura! Neva em vários lugares do Marrocos e existe até uma estação de ski com sete teleféricos e mais de 10 quilômetros de pistas de esqui. Com certeza uma das curiosidades sobre o Marrocos que pouca gente sabe!
2 – Riads: casas típicas
Um dos fatos mais interessantes sobre o Marrocos é que muitas pessoas não moram em casas comuns ou complexos de apartamentos. A forma tradicional de casa marroquina é chamada de riad. Os riads costumam ter dois ou mais andares construídos em torno de uma área aberta no centro, que geralmente possui um jardim ou uma fonte para refrescar. As famílias com uma renda mais alta que moram neste tipo de casa.
A maioria dos riads não tem nada de especial do lado de fora, mas quando você entra é lindo demais! Isso é uma parte cultural, eles só mostram essa riqueza para convidados. Outro tipo de arquitetura marroquina é chamado de Kasbah, antigos fortes que serviam para proteger o bairro antigo da cidade, conhecido como medina. Existem alguns hoteis dentro das kasbah, como esse que eu fiquei.
3 – Medinas e Souks
Falando das medinas, você ficará surpreso ao descobrir que muitos marroquinos não vivem em bairros comuns, mas literalmente em labirintos e é muuito fácil de se perder! Dentro da medina você encontrará riads, restaurantes, lojas e os souks que são os tradicionais mercados marroquinos. Vendem lâmpadas decoradas, tecidos, pratos, temperos… tem de tudo!
4 – Religião marroquina
O Islamismo é a principal religião no Marrocos, desempenha um papel enorme na vida marroquina e tem forte influência nas leis do país e no código geral de conduta. No entanto, os marroquinos são mais tolerantes com crenças e estilos de vida dos estrangeiros, é um dos países islâmicos mais “abertos” aos turistas.
5 – Consumo de Alcool
Em muitos lugares não vendem alcool, isso acontece porque existe uma licença especial e dificilmente verá marroquinos bebendo em público pois é algo que vai contra as crenças deles. Não é algo que eles recomendam. Alguns restaurantes para turistas vendem e permitem o consumo no seu interior, mas normalmente o preço é bem acima da média (um copo de cerveja custará 6 euros).
6 – O que vestir no Marrocos
Não há uma regra sobre o que devemos vestir, mas existem recomendações como cobrir os ombros e joelhos e evitar decotes na mesquita em Casablanca (um simples lenço resolve!). Tambem não é obrigatório cobrir a cabeça durante a visita.
Em Marrakech existe sim muito assédio, não apenas para tentar vender os produtos… Tentam puxar conversa, falam que é linda, falam pro marido que ele tem sorte com a esposa (isso quando não fazem a piada do camelo…). Em outras cidades não senti tanto isso e é uma situação desconfortável.
7 – Idiomas oficiais do Marrocos
Uma das curiosidades sobre o Marrocos mais interessantes é que as línguas oficiais do Marrocos são o árabe e o berbere, a língua dos povos originais. Muitos falam francês, em torno de 33% da população porque já foi colonia francesa. Também entendem inglês e espanhol. Os berberes são um grupo étnico nativo do norte da África. Eles vivem no Marrocos Argélia, Tunísia, Líbia e são frequentemente caracterizados como nômades, e algumas tribos ainda habitam e vivem de forma nômade no deserto do Saara. Quando o Marrocos ganhou o último jogo, um dos jogadores estendeu a bandeira berbere.
8 – A bandeira de Marrocos
A bandeira do Marrocos é formada por um fundo vermelho com uma estrela verde no centro. O pentagrama representa o selo de Salomão, as 5 pontas representam os pilares do Islã e a cor verde simbola paz e esperança, além de ser a cor do Islã.
Já cor vermelha simboliza bravura e a força dos marroquinos para se tornar um país independente.
9 – O deserto do Saara
O deserto do Saara é uma das principais atrações e muita gente faz o passeio de dromedário e dorme em um dos acampamentos no deserto. Apesar de pensarmos que o deserto é formado apenas de areia, isso não é verdade, várias partes são rochas e ele se estende por 11 países no norte da África com 9 milhões de quilômetros quadrados, bem maior que o Brasil e a Europa. A palavra Sahara quer dizer deserto no idioma berbere tuaregue, então quando fala deserto do Sahara está repetindo deserto deserto. Atualmente vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na região do Saara.
10 – O óleo de argan do Marrocos
Um óleo de argan encontrado em cosméticos de luxo e produtos para o cabelo, é uma exportação do Marrocos. Ele é produzido das sementes da frutinha do argan que cresce em uma árvore e as cabras adoram, o famoso pé de cabra. Neste vídeo acima eu contei como é a produção!