top of page
casa-rosada-buenos-aires.jpg
CURIOSIDADES
05
dias
BUENOS AIRES - Especial Feriado de Corpus Christi

29/05 a 03/06/2024

Curiosidades

O endereço do Obelisco
O Obelisco de Buenos Aires tem um endereço e até um número na porta: Avenida Corrientes, 1066! Diz a lenda que em sua ponta está guardado um cofre com uma carta escrita por um de seus construtores, destinada a quem, algum dia, tenha a ousadia de demoli-lo. Uma pequena porta dá acesso a escada de 207 degraus, que vai até a pontinha, de onde se pode ver Buenos Aires através de quatro pequenas janelas.

O maior e o menor bairro
Palermo é o maior bairro de Buenos Aires, com 15,9 km, e também o mais populoso, com mais de 225 mil habitantes. O menor bairro é Villa Real, com 1,2km2. O que tem maior densidade populacional é Almagro e nenhum dos 48 bairros portenhos tem mais homens que mulheres! Aproveite para conhecer Palermo, um bairro que tem verde, moda, bares, livrarias e uma atmosfera super alto astral!

Quantas cúpulas tem a cidade?
Acertou quem respondeu 300! O esplendor das cúpulas foi entre o fim do século XIX e o princípio do século XX, quando a cidade era riquíssima. Esse elemento arquitetônico era utilizado para marcar as esquinas e era também um símbolo de progresso. As cúpulas de Buenos Aires não possuem um estilo determinado e a maior concentração é no Microcentro. Entre as mais famosas estão a do Congresso Nacional (com 80 metros de altura), a do Barolo, e a da Legislatura.

58 ruas com nome de mulher
Buenos Aires tem 58 ruas com nomes de mulheres. A maior concentração é em Puerto Madero, bairro no qual todas as ruas são com nome de mulheres, em homenagem a políticas, educadoras e artistas, e ainda à fundadora das Abuelas de Plaza de Mayo, Azucena Villaflor.

A casa mais estreita da cidade
A Casa Mínima possui apenas 2, 5 metros de largura e 13 de profundidade e encanta principalmente por sua fachada simples e simpática. Com uma alta porta de duas folhas de madeira pintadas de verde e uma adorável sacada no andar de cima, a Casa Mínima é hoje um intrigante ponto turístico que conta um pouco da sofrida história dos escravos negros na Argentina e a mais estreita da cidade! Leia nosso post completo sobre a Casa Mínima.

O edifício inspirado na Divina Comédia
O Palácio Barolo, inaugurado em 1923 na Avenida de Maio, foi totalmente inspirado na obra “Divina Comédia”, do italiano Dante Alighieri.  Seus construtores, o industrial Luis Barolo e o arquiteto Mario Palanti, sonhavam em trazer para Buenos Aires as cinzas do poeta. Para homenageá-lo construíram essa torre de 22 andares (mesma quantidade de estrofes dos versos da Divina Comédia), que está dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Céu. A estrutura tem 100 metros, o mesmo número de cantos da obra. O Farol representa os “Nove Coros Angelicais”.

O primeiro metrô da América Latina
A linha A do metrô de Buenos Aires, inaugurada em 1 de dezembro de 1913, foi a primeira da América Latina. Até pouco tempo, ainda era possível “viajar” em um dos trens originais da época, com vagões e bancos de madeira e lustres antigos. Eram puro charme, mas foram substituídos por unidades mais modernas, com a promessa de serem restaurados.

A primeira obra de arte feita por uma mulher
A Fonte das Nereidas, de Lola Mora, foi inaugurada em 21 de maio de 1903 na rua Leandro Além e foi a primeira obra de arte feita por uma mulher em Buenos Aires. Causou escândalo na época por trazer figuras desnudas. Por pressão popular, foi trasladada em 1918 para o então recém inaugurado balneário da Costanera Sur, onde está até hoje. Aproveite para apreciá-la, passear por Puerto Madero e pela Reserva Ecológica.

bottom of page