14
dias
AS BELEZAS DA BOLÍVIA
18 a 31/10/2025
8 coisas que você precisa saber sobre a Bolívia
A Bolívia conta com uma grande quantidade de belezas naturais que são muito diferentes entre si, como o Salar de Uyuni, o monte Chacaltaya e o lago Titicaca. Mesmo sendo um dos países mais pobres da América Latina, suas paisagens incríveis e cultura local riquíssima fazem com que muita gente queira se aventurar em meio a toda diversidade desse país.
1. A Bolívia é um país sem mar
Na América do Sul, apenas a Bolívia e o Paraguai não contam com mar ou saída para o oceano. Porém, isso só aconteceu depois que a Bolívia perdeu a região de Antofagasta para o Chile, na Guerra do Pacífico, que ocorreu no final do século 19.
2. La Paz é a capital com mais alta do mundo
Laz Paz não é a capital oficial da Bolívia, e sim a federal. Mesmo assim, ela entra para o ranking de capitais mais altas do mundo. Ela se encontra a 3.360 metros acima do nível do mar, depois dela estão na lista Quito (2.850), Equador e Thimphu (2.648), Butão.
3. A Bolívia tem mais de 30 línguas oficiais
Isso acontece porque além do castelhano, que é a língua mais falada, o país também considera oficiais todos os idiomas indígenas, como o Quechua e Chiquitano, que estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
4. O Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo
O lago Titicaca é um dos principais pontos turísticos naturais da Bolívia devido a sua grande beleza. Ele está localizado na divisa da Bolívia com o Peru e fica a 3.812 metros acima do nível do mar. A principal cidade boliviana nas margens do lago é Copacabana.
5. O maior deserto de sal está na Bolívia
O Salar de Uyuni é uma planície que conta com mais de 10 mil metros quadrados de extensão, mas até parece que é sem fim! Sua formação foi muito lenta e aconteceu devido a evaporação da água de lagos que se encontravam no local, restando apenas o sal. Por ali, você pode encontrar duas paisagens diferentes: no período de seca o branco é tão forte, que você precisa de óculos de sol para conseguir enxergar alguma coisa; já no período de chuva é possível encontrar o deserto alagado, que é quando o chão parece um espelho.
6. Bússolas podem não funcionar no Salar de Uyuni
Devido a grande quantidade de lítio presente no deserto de sal o funcionamento das bússolas acaba sendo afetado, o que pode ser um problema, já que não é muito difícil se perder na imensidão de branco.
7. O clima varia de tropical a polar
A Bolívia é um país que conta com diferentes paisagens e climas ao longo de sua extensão. Isso faz com que em um passeio por lá seja possível conhecer deserto, florestas verdes e picos nevados.
8. As folhas de coca são muito consumidas
Mascar folhas de coca é uma tradição muito difundida na Bolívia. Isso acontece para que a população consiga combater os efeitos colaterais da grande altitude do país. Esse mal é chamado de soroche e alguns dos sintomas são: tontura, náuseas e dor de cabeça.