9
dias
SUDESTE BRASILEIRO - REVEILLON
Rio, Petrópolis, Guarapari, Vitória, Aparecida e Campos do Jordão
26/12 a 03/01/2025
Curiosidades sobre Paraty, Vitória e Campos do Jordão:
PARATY
Em 2019, Paraty virou Patrimônio Mundial da Unesco. A cidade é sinônimo da história do Brasil. E haja histórias!
Pirataria, símbolos escondidos na arquitetura e até a primeira caipirinha, que foi inventada na cidade, e, pasmem, não para fins gastronômicos, mas como remédio.
São 500 anos de Paraty, mas contam-se 353 desde a emancipação política.
VITÓRIA
Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil. Além das paisagens naturais dignas de registros fotográficos belíssimos, o destino também é reduto de importantes monumentos históricos, como a Catedral Metropolitana do século XX e a Capela de Santa Luzia, datada do século XVI.
O município foi fundado pelos portugueses ao longo do processo de colonização, e a data oficial da sua criação é 8 de setembro de 1551. Portanto, em 2022 a cidade completa 471 anos. Inclusive, uma das curiosidades de Vitória é que quem nasce no município é chamado de vitoriense.
CAMPOS DO JORDÃO
Parece uma cidade suíça ou alemã, mas foi fundada por um português: Campos do Jordão tem construções marcadas por uma identidade bem europeia, mas na realidade foi ocupada por índios, desbravadas por portugueses e desenvolvida por nordestinos.
As casas em enxaimel têm estilos diferentes: A maioria das construções que vemos na cidade são inspiradas no estilo arquitetônico típico da Alemanha e de países vizinhos. O estilo arquitetônico de Campos do Jordão é mais eclético, com chalés suíços erguidos em madeira, chalés de pinho jordanenses, todos com estilo normando.
É também a cidade mais alta do Brasil: Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a altitude máxima da cidade é de 1628 metros.
O Festival de Inverno da cidade é o maior evento de música erudita da América Latina: inspirado no Festival de Tanglewood, realizado em uma fazenda em Massachussets, EUA, o Festival de Inverno de Campos do Jordão ocorre todo mês de julho, época de altíssima temporada de inverno da cidade.