top of page
oq-fazer-no-maranhao_zarpo-770x515.jpg
CURIOSIDADES
8
dias

LENÇÓIS MARANHENSES - ECONÔMICO!

17 a 24/09/2024

10 curiosidades sobre os Lençóis Maranhenses

Descubra o que esse paraíso na Terra tem de mais curioso!

1 - A cidade de São Paulo cabe dentro do Parque

O Parque dos Lençois Maranhenses tem 155.000 hectares, ou seja, 1550 quilômetros quadrados. Mal dá para ter ideia do que é tudo isso, é duna que não acaba mais. Seria possível colocar a cidade inteirinha de São Paulo dentro do parque.

2 - São mais de 36 mil lagoas no Parque

Na época de cheias, entre janeiro e março, o parque chega a ficar com mais de 36 mil lagoas em toda a sua extensão.

3 - Atins é a nova Jericoacoara

Atins é a cidadezinha do parque que fica na beira da praia. Nos últimos anos ela virou o paraíso do kitesurf, pelas condições do vento e suas belezas naturais. Por ali, muitos e muitos gringos já compraram seus imóveis e se instalaram. É realmente um paraíso natural e para o velejo! 

4 - Lençol freático é a 3 metros de profundidade

O lençol freático dos Lençóis é extremamente superficial. Se você cavar de 2 a 3 metros de profundidade já irá encontrar água própria para beber. Em diversos vilarejos, a população cava poços artesanais para consumo de água. 

5 - População nômade significativa

Boa parte da população que vive dentro do parque perto de Santo Amaro é nômade. Eles não constroem suas caras de tijolos, pois de dois em dois anos eles são obrigados a se mudar. Isso porque com a movimentação das dunas, a casa deles é completamente encoberta pela areia. Então as construções são de palha para que eles possam mudar-se. 

6 - Por que Lençóis Maranhenses?

Depois de saber que o lençol freático está a 3 metros somente de profundidade, você poderia achar que o nome do parque se origina por conta disso. Mas não. O nome tem origem mesmo na aparência das dunas, que vistas do alto, parecem lençóis amassados.

7 - É possível visitar o Parque à noite

É possível passar a madrugada toda no parque. A temperatura cai um pouco mas não chega a ficar desagradável. Se você pegar a lua certa, você vai achar que é dia! Mas em compensação, se não tiver lua, o céu vira um tapete incrível de estrelas por não ter quase cidade nenhuma por perto. Vale a pena o passeio! 

8 - No verão as lagoas desaparecem

Durante dezembro e janeiro o calor e o tempo seco é tamanho que as 36 mil lagoas secam. Apenas duas se mantém, a da Esperança, que é próxima a um rio, e a do Peixe, que segundo o guia ela não seca porque tem peixe! Rs! Claro que na realidade é o inverso, tem peixe porque ela não seca, mas não encontramos nenhuma explicação para ela também não secar!

9 - Temos Castanhas!

A população de alguns vilarejos vive da venda de castanhas. O cajueiro é uma árvore que se adapta bem ao clima e condições dos Lençóis. Eles vendem um quilo de castanhas a 20 reais apenas! Uma pechincha! O artesanato e um pouco de turismo complementam a renda!

10 - Um homem já se perdeu no parque

Em 2009, um turista de São Paulo resolveu dar uma voltinha mais longa pelo parque sozinho e se perdeu nas dunas. Os guias cadastrados (são 420 guias cadastrados) encontraram o homem depois de 5 horas andando desesperado e desidratado. Pode não ser uma boa decidir ir sozinho nem 'ali pertinho'. A visão nas dunas confunde o seu cérebro e quem não está acostumado pode realmente se perder!

bottom of page