13
dias
ITÁLIA | TIROL | SUÍÇA
Cruzando os Alpes Italianos, Austríacos e Suíços
14 a 26/10/2025
Curiosidades: TIROL
A região do Tirol é uma das mais cênicas e culturalmente ricas dos Alpes, dividida entre o Tirol Austríaco e o Tirol Italiano. Cada lado da fronteira oferece uma combinação única de paisagens deslumbrantes, tradição e história. Localizado na Áustria, o Tirol é famoso por suas montanhas imponentes, como o maciço de Wilder Kaiser e os picos de Ötztal. A capital, Innsbruck, é uma cidade que mistura história e modernidade, com seus edifícios medievais, como o famoso Telhado de Ouro (Goldenes Dachl), e uma vibrante cena cultural. As vilas alpinas, como Kitzbühel e St. Anton, são destinos populares tanto no inverno, para esqui e snowboard, quanto no verão, para trilhas e ciclismo. A cultura tirolesa é fortemente influenciada por tradições folclóricas, música alpina e danças típicas, que ainda são celebradas em festivais locais.
Curiosidades: SUIÇA
1. Anúncios de nascimento de bebês
Toda vez que um bebê nasce, não são só os familiares que ficam sabendo. A notícia é espalhada aos quatro ventos! É um costume da Suíça elaborar placas com o nome e data de nascimento da criança. Elas podem ser colocadas na janela, na varanda ou até em frente ao prédio!
2. Aos domingos, tudo fica fechado
No Brasil, em muitos lugares, quando falta um ingrediente para o almoço ou falta alguma coisa em casa no domingo, tem sempre uma lojinha ou um mercadinho aberto, não é? Esse não é um costume da Suíça. Os mercados e boa parte do comércio não abrem aos domingos.
3. Água de graça
É muito raro encontrar algo de graça no país, mas água tem! Em todas as cidades e vilarejos existem bebedouros ou fontes com água cristalina, potável e de boa qualidade. Essas fontes são mantidas pelos governos locais e qualquer pessoa pode encher seu copo ou garrafa e beber. Porém, no inverno os bebedouros são desligados para não congelarem!
4. Chocolate é como água!
Uma das curiosidades sobre Suíça é que um suíço come, em média, 9 kg de chocolate por ano. Só para você ter uma ideia, nós brasileiros só consumimos 2,6 kg por ano, menos de 30% que um suíço. Eles são tão apaixonados pela iguaria que nos mercados a sessão de chocolates tem destaque igual aqui no Brasil em época de Páscoa. Não é à toa que o país abriga o maior museu de chocolate do mundo.
5. Tem muito trem por lá
Essa é uma das curiosidades do país bem positiva para quem quer fazer um intercâmbio na Suíça: o local possui uma das maiores malhas ferroviárias da Europa. Uma parte é administrada pela empresa federal e outra parte por empresas privadas. Então, você pode ir de trem para onde quiser! São aproximadamente 5.000 quilômetros de ferrovias.
6. Todo ano tem eleição para presidente
Diferentemente do Brasil, o Poder Executivo suíço é representado por um órgão chamado Conselho Federal. Esse órgão conta com sete integrantes, e cada um deles é responsável por um dos sete ministérios da Suíça. Esses sete integrantes são escolhidos pelas duas câmaras da Assembleia Federal e os seus representantes são eleitos pela população. Todo ano, o Conselho elege um presidente e um vice-presidente para uma gestão de apenas um ano. Por isso, é muito difícil para qualquer pessoa saber quem é o presidente da Suíça, por que muda todo ano. Porém, é bom lembrar que os sete membros deste Conselho têm mandatos de quatro anos.