top of page
engetur_santiago_destaque-1030x423.jpg
CURIOSIDADES
11
dias
ARGENTINA E CHILE - CRUZANDO AS CORDILHEIRAS

19 a 29/09/2024

10 fatos curiosos sobre Santiago do Chile: 

#1 População

Santiago é a quinta cidade mais populosa de toda a América do Sul, pois no total são cerca de 6.257.354 habitantes contando com a região metropolitana.  

#2 Vinhos

 

É uma cidade com uma grande variedade de vinhos, afinal, seus vales férteis entregam um solo perfeito para a produção. Nos arredores da região você encontra vinícolas como Concha y Toro, Santa Rita e Undurraga.

#3 Transporte

O metrô de Santiago é um dos mais modernos de toda a América Latina. Além de ser o segundo maior da região, atrás apenas do Metrô da Cidade do México, ele conta com cinco linhas, 180 estações e possui uma extensão de 103 km. Para se ter uma ideia, são transportados – diariamente – cerca de 2 milhões de passageiros.

#4 Clima

A cidade é perfeita para se visitar em qualquer época do ano. Isso porque, a chuva dificilmente te impedirá de turistar por lá. Chove pouco em Santiago, mas quando chove… é o dia todo!

Além disso, saiba que o dia demora para acabar não só aqui, mas em qualquer lugar do país. É comum ver 20h no relógio com o sol ainda brilhando, pois a noite chega somente por volta das 21h.

#5 Sky Costanera Santiago 

 

Santiago abriga o prédio mais alto de toda a América Latina, com 300 metros de altura e 64 andares. A enorme construção já faz parte da identidade da capital chilena desde 2015 e é uma das atrações mais visitadas pelos turistas.

#6 Trânsito

No Brasil é comum ver pedestres atravessando a rua na faixa e os carros não respeitarem, não é mesmo? Pois saiba que, em Santiago, os pedestres têm total preferência e os motoristas são bastante respeitosos. Por mais que não haja faixa, nem sinalização em algum ponto, os carros param e aguardam a travessia. Apesar disso, é sempre bom checar os dois lados da rua antes de atravessar, viu?

#7 Estações

Não apenas na capital, mas em todas as cidades do Chile as estações são bem definidas. No verão é sempre bem quente, enquanto que no inverno as temperaturas chegam a ser negativas! Ou seja, aqui não tem essa de “chove e não molha”. Inclusive, as quatro estações seguem os mesmos períodos do Brasil.

#8 Abacate

Estranho um tópico só para falar de abacate, né? Mas, não poderíamos deixar de listá-lo por aqui. Isso porque, o alimento é garantido em quase todas as refeições, até mesmo em sanduíches do McDonald’s! Os chilenos são apaixonados pela fruta e fazem questão de fazer as combinações mais improváveis com pratos salgados.

#9 Patriotismo

 

Sim, minha gente, os santiaguinos são extremamente patriotas. Sendo assim, é comum ver bandeira do Chile não apenas em locais públicos, mas também nas janelas das residências e nos carros. Muito disso é pela história do país, que diga-se de passagem, é uma preciosidade até hoje!

#10 Álcool

Por último, mas não menos importante: não apenas em Santiago, mas em todo o território chileno é proibido o consumo de bebidas alcoólicas na rua! Isso é lei e todos devem respeitar, caso contrário, você pode ser multado por um policial. Então, nada de tentar a sorte!

bottom of page